Q10 torna a sua pele macia e previne as rugas

Q10 torna a sua pele macia e previne as rugasQ10 é uma coenzima envolvida na produção de energia celular e na protecção das células. Há muitos cosméticos com Q10 que se pensa retardarem o envelhecimento da pele. Contudo, até há pouco tempo, eram poucos os dados disponíveis que comprovassem o efeito do Q10 na pele.

Gostamos da ideia de nos mantermos tão jovens quanto possível. Muitos de nós gastam fortunas em cremes antirrugas, enquanto outros tentam a sorte com métodos mais radicais, como a cirurgia plástica, injecções de Botox e outros métodos que implicam um certo risco de resultados grotescos e infecções crónicas. Outra estratégia é simplesmente aceitar a idade e procurar soluções anti-envelhecimento mais naturais, como Q10, que até pode aumentar os níveis de energia, sem causar efeitos secundários.

Q10 é benéfico para a pele de várias formas

Investigadores da União Internacional de Bioquímica e Biologia Molecular (IUBMB) quiseram estudar de que modo a suplementação com Q10 podia ter influência na pele. Para isso, realizaram um estudo duplamente cego, controlado com placebo, em que 33 voluntários saudáveis foram divididos em três grupos. Durante um período de 12 semanas, os grupos foram selecionados aleatoriamente para tratamentos com 50 mg de Q10, 100 mg de Q10, ou placebo idêntico (comprimidos inertes). Nem os investigadores nem os participantes souberam quem tomou o quê até à conclusão do estudo.
Após comparação dos grupos, os cientistas constataram que a suplementação de Q10 levou a:

  • Menos alteração sazonal da elasticidade da pele
  • Muito menos vincos
  • Muito menos rugas
  • Pele mais macia

A suplementação de Q10 não teve influência significativa na hidratação ou espessura da pele. O estudo foi publicado em Biofactors (Junho 2016)

É importante optar por um suplemento de qualidade superior

Há duas formas de Q10. Uma é a denominada ubiquinona, a outra é o denominado ubiquinol. Tanto a ubiquinona como o ubiquinol participam no metabolismo energético nas células, mas só o ubiquinol tem também a função de antioxidante. Mediante processos enzimáticos que incluem selénio, o Q10 transforma-se alternadamente numa e noutra forma, consoante as necessidades do organismo. Por causa desta transformação contínua, é indiferente tomar uma forma ou a outra. O importante é optar por um suplemento com boa biodisponibilidade – com comprovada absorção do Q10 no organismo. O organismo encarrega-se do resto.

Porque é que o Q10 tem um efeito tão positivo na pele?

Em primeiro lugar, o Q10 contribui para a renovação energética e o rejuvenescimento celular. Em segundo lugar, o Q10 é um antioxidante único e muito potente que protege as células contra os radicais livres, que são moléculas agressivas que atacam todas as células, incluindo as da pele. A carga de radicais livres aumenta extraordinariamente com a idade e também se agrava com tabagismo, intoxicação, inflamação, radiação e stress. Em terceiro lugar, o Q10 contribui para um sistema circulatório em boas condições, capaz de levar os nutrientes para as células e eliminar as toxinas e os resíduos

Q10 é o que mais se aproxima da ”Fonte da Juventude”

Como já se referiu, o Q10 faz parte do metabolismo celular e das defesas do organismo contra os radicais livres. A nossa fonte principal de Q10 é a produção endógena da substância, mas a nossa capacidade de produzir Q10 começa a diminuir a partir dos vinte e poucos anos. Muitas pessoas sentem a falta relativa de Q10 na faixa dos quarenta ou dos cinquenta, altura em que os processos de envelhecimento interior e exterior começam realmente a instalar-se.
Todavia, é possível reforçar as células com um suplemento de Q10, que podemos continuar a tomar o resto da vida. Assim, é possível retardar e reduzir a perda de energia relacionada com a idade e vários processos de envelhecimento que, normalmente, se reflectem na pele. É ainda possível recuperar a vitalidade perdida e ficar mais radioso. Com os benefícios desta substância, Q10 associada a uma vida saudável, provavelmente, é o que mais se aproxima da Fonte da Juventude.

 O Q10 participa na renovação de energia em todas as células.


O Q10 participa na renovação de energia em todas as células. Ainda que com a idade seja produzida menos substância, esta perda relacionada com a idade pode ser compensada com a toma de um suplemento.

Bibliografia:

Zmitek K et al. The effect of dietary intake of coenzyme Q10 on skin parameters and condition: results of a randomized, placebo-controlled, double-blind study. PubMed 2016
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27548886

Pernille Lund: Sund og smuk hele livet. Ny Videnskab 2016

healthandscience.eu

Simmerstedvej 201
DK 6100 Haderslev
CVR DK17643347