Skip to main content

Anti-envelhecimento com coenzima Q10 e selénio

Os suplementos contribuem para que as células cutâneas obtenham nutrientes adequados ao longo da vida.

Anti-envelhecimento com coenzima Q10 e selénioPor mais produtos de beleza caros que a pessoa use, se a pele não for cuidada por dentro acaba por se reflectir no exterior. Por outro lado, a saúde e a beleza transparecem, apesar das ligeiras marcas da idade que começam a aparecer no rosto. A questão é como gostaríamos de envelhecer? A vantagem de nutrir a pele por dentro, com os ingredientes essenciais, é que estes também são benéficos para a saúde em geral. Por outras palavras, não é só a pele que está a ser beneficiada – é o corpo todo.

A indústria de cosméticos tem procurado desde sempre os “ingredientes milagrosos” que confiram aos cremes para o rosto mais do que apenas propriedades hidratantes. E é por esta a razão que são adicionados Q10, zinco, vitamina A e outros ingredientes activos aos produtos para a pele mais dispendiosos. A indústria utiliza todo o tipo de argumentos de beleza para os seus “produtos enriquecidos”, como truque inteligente de marketing,
Os consumidores nem sonham é que é muito melhor fornecer estes nutrientes à pele a partir de dentro – conduzidos directamente a cada uma das células cutâneas pela corrente sanguínea. Através dos suplementos alimentares, estes ingredientes activos vão directamente para o “local de produção” das novas células cutâneas, criando as condições ideais para a produção de células cutâneas sãs e viáveis, algo que um produto aplicado na pele não consegue fazer.

Normalmente, os cremes apenas actuam na camada superficial da pele, que consiste em células mortas. Quando as células cutâneas chegam a esta camada, já é demasiado tarde para actuar a nível nutricional. Por outro lado, com a toma de suplementos as células cutâneas obtêm os nutrientes adequados em todas as fases do seu ciclo de vida.

Energia ao nível da pele com coenzima Q10

Quando passa por uma secção de produtos de beleza, já reparou na quantidade de produtos que têm “Q10” no rótulo? Q10 não é apenas um artifício de marketing, é uma coisa séria. Todas as células precisam de coenzima Q10 para produzirem energia – mesmo as células cutâneas.
Na realidade, nós produzimos o nosso próprio Q10, mas à medida que envelhecemos esta produção endógena diminui. Daí fazer sentido adicionar Q10 aos cremes anti-envelhecimento. No entanto, para haver resultados, o Q10 tem de chegar às células, e a quantidade de Q10 que consegue penetrar na pele e entrar nas células cutâneas, é insignificante. Se quisermos que o Q10 faça diferença, há que ingeri-lo na forma de alimentos ou suplementos.

Como todas as outras células, as células cutâneas abrandam e funcionam mal quando têm falta de Q10. Além disso, aumentar a ingestão de Q10 pode melhorar a sua renovação energética, ajudando a manter as células cutâneas jovens. O Q10 é um antioxidante lipossolúvel importante, que está activo no interior das células. À semelhança da vitamina C, o Q10 consegue reparar e reciclar a vitamina E deteriorada pelos radicais livres.

O Q10 encontra-se sobretudo na carne, vísceras, peixe, frutos secos, sementes e hortaliça.

Aporte de Q10 recomendado (suplementação): 30-100 mg diários

Células jovens com selénio

O selénio é um oligoelemento que a maioria das pessoas obtém em muito pouca quantidade na alimentação. Entre outros aspectos, tem um papel importante no mecanismo de defesa do organismo contra o envelhecimento das células. O selénio é um antioxidante potente com inúmeras propriedades rejuvenescedoras. Com níveis de selénio excessivamente baixo no organismo, as células tornam-se alvos fáceis de vírus, cancro e envelhecimento prematuro.

Há vastas regiões da Europa em que as colheitas agrícolas contêm muito pouco selénio, simplesmente porque o solo é pobre em selénio. Esta falta de selénio está relacionada com muitas doenças graves que surgem em consequência do envelhecimento celular.

O selénio também ajuda a manter o cabelo e as unhas normais. Por outro lado, a falta de selénio contribui para doenças de pele, como psoríase, fungos e caspa.

O selénio encontra-se principalmente no peixe, vísceras, marisco e sementes.

Aporte de selénio recomendado (suplementação): 100-200 microgramas diários.

Água e alimentação variada

A pele, o cabelo e as unhas precisam de muitos nutrientes, caso a pessoa queira manter um aspecto saudável e manter aquele “brilho”. É aconselhável fazer uma alimentação variada, com muitos legumes e hortaliças, cereais integrais e outros alimentos ricos em nutrientes. Além disso, deve-se beber água em quantidade suficiente diariamente e ingerir gorduras saudáveis, já que a pele muitas vezes é o ultimo órgão a receber a sua parte de gordura e humidade essenciais. A quantidade de água depende do estilo de vida, mas a ingestão de 4 a 6 copos de água por dia, normalmente, é suficiente.



Mais informação...

Mais informação...

 



   Clique aqui para saber mais sobre Q10