Skip to main content

Um Avanço na Investigação em Cardiologia

Estudo Q-SYMBIO

Médico Chefe Svend Aage Mortensen, cardiologista do Centro do Coração do Hospital Universitário de CopenhagaInvestigadores de nove países, liderados pelo Médico Chefe Svend Aage Mortensen, cardiologista do Centro do Coração do Hospital Universitário de Copenhaga, realizaram um ensaio clínico, controlado com placebo, duplamente cego e aleatório em 420 doentes, metade dos quais recebeu cápsulas de 100 mg de Mioquinona Q10, três vezes ao dia, e a outra metade cápsulas de placebo, também três vezes ao dia.

Os doentes eram todos insuficientes cardíacos crónicos de grau III (limitação acentuada da actividade física) ou grau IV (com incapacidade de realizar qualquer actividade física), segundo a classificação da Associação do Coração de Nova Iorque (NYHA).

Os doentes tinham idades compreendidas entre os 50 e 74 anos. Praticamente todos os doentes do estudo estavam a tomar e continuaram a tomar a medicação para insuficiência cardíaca: inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECAs) ou antagonistas dos receptores da angiotensina (ARAs) e betabloqueantes.

Resultados do Ensaio Clínico Q-SYMBIO

Após 106 semanas de tratamento com formulação Q10, os investigadores observaram vários resultados estatisticamente significativos no grupo de tratamento do ensaio com Q10.

O número de eventos cardiovasculares major (MACE) reduziu-se em 42,3% relativamente ao grupo de controlo.

O número de mortes cardiovasculares durante o estudo foi inferior em 43,8% em comparação com o grupo de controlo.

A mortalidade pela totalidade das causas entre os doentes com insuficiência cardíaca verificou-se ser 44,4% inferior à do grupo de controlo.

Durante as 106 semanas, os doentes insuficientes cardíacos a serem internados para tratamento e cuidados foram menos do que no grupo de controlo, uma redução de 42,8%.

No geral, houve 21 ensaios, controlados com placebo, da eficácia do tratamento com Q10 de doentes com insuficiência cardíaca, e 18 destes ensaios, incluindo o Q-SYMBIO, revelaram efeitos positivos. Pode acontecer que os resultados dos outros três ensaios tenham sido distorcidos por má observância por parte do doente ou por ensaio mal concebido.

O Dr. Mortensen atribuiu o sucesso inequívoco do ensaio Q-SYMBIO ao nível da dose (100 mg 3xdia) e à formulação de Q10 usada no ensaio.

O Predecessor do Q-SYMBIO

Os resultados do ensaio Q-SYMBIO podem ser agora combinados com os resultados anteriores do ensaio clínico Morisco, para estabelecer um novo paradigma mundial no tratamento da insuficiência cardíaca crónica, um regime que pode, e deve, incluir suplementação com Coenzima Q10 como tratamento adjuvante do tratamento clássico.

Morisco e colegas conduziram um estudo multicêntrico, duplamente cego de caso controlo aleatório, em 631 doentes, de graus III e IV da NYHA, num grupo de tratamento com Q10 e num grupo de controlo.

Os doentes no grupo de tratamento com Q10 receberam 2 mg por quilograma de peso corporal e, por isso, necessitaram de ser 37,7% menos vezes internados do que os doentes que receberam placebo. Também se verificou redução significativa do número de casos de edema pulmonar e asma cardíaca no grupo de tratamento com Q10.

Fontes

Mortensen SA, Rosenfeldt F, Kumar A, et al. The Effect of Coenzyme Q10 on Morbidity and Mortality in Chronic Heart Failure: Results From Q-SYMBIO: A Randomized Double-Blind Trial. JCHF. 2014;():. doi:10.1016/j.jchf.2014.06.008.

Morisco, C., Trimarco, B., & Condorelli, M. (1993). Effect of coenzyme Q10 therapy in patients with congestive heart failure: a long-term multicenter randomized study. The Clinical Investigator, 71(8 Suppl), S134-S136.

Soja, A., & Mortensen, S. (1997). Treatment of congestive heart failure with coenzyme Q10 illuminated by meta-analyses of clinical trials. Molecular Aspects Of Medicine, 18 SupplS159-S168.

Sander, S., Coleman, C., Patel, A., Kluger, J., & White, C. (2006). The impact of coenzyme Q10 on systolic function in patients with chronic heart failure. Journal Of Cardiac Failure, 12(6), 464-472.

Fotino, A., Thompson-Paul, A., & Bazzano, L. (2013). Effect of coenzyme Q?? supplementation on heart failure: a meta-analysis. The American Journal Of Clinical Nutrition, 97(2), 268-275. doi:10.3945/ajcn.112.040741.



Mais informação...

Mais informação...

 



   Clique aqui para saber mais sobre Q10

 

 

 


 


Livro electrónico gratuito Séniores de Coração Saudável

Livro electrónico gratuito Séniores de Coração Saudável
Um estudo sueco, conforme descrito neste livro, mostrou que uma associação de Q10 e de selénio reduz para mais de metade o risco de doença cardíaca em pessoas idosas.

Este estudo inédito foi realizado de acordo com todas as regras científicas.

Receba a sua cópia electrónica gratuita aqui

É fácil - clique aqui e preencha o formulário

Irá receber a cópia electrónica do livro no seu email